sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Por Que Comemoramos o Primeiro Mês do Bebê?

A resposta não é tão simples assim, exige uma reflexão ou melhor um desabafo. É o mês mais intenso e complexo que já passei em toda minha vida.

Foi uma fase que mal colocava o pé do lado de fora de casa, dormia pouco, não sonhava, meus seios doíam muito, o humor oscilava mais do que na TPM, você vai do amor a dor em questão de segundos! É tão louco que nem você se atura.

Além de administrar todas as mudanças vividas pelo seu corpo e mente você tem a gostosa missão de cuidar daquela criaturinha fofa que saiu de dentro de você, seu filho! E foi nesta fase que senti crescer e fortalecer meu vínculo com ela...

Mesmo tendo passado por uma cesárea, optei por sempre estar presente em todos os cuidados com a pequena. Para isso, foi fundamental a participação do meu amado esposo, um pai espetacular, compreensivo, calmo (é importante ter alguém calmo nesta hora, rsrs)... Até hoje existem tarefas, como o banho da baby por exemplo, que fazemos em família. Como ele trabalha o dia inteiro acho importante incluí-lo numa atividade de rotina, assim fortalecemos nossos vínculos.

Rotina, é a palavra mais apropriada para classificar esta fase. Eu mudei totalmente de rotina, agora era dar mamar, colocar pra arrotar, trocar fraldas, colocar pra dormir, tomar água (para ter leite), comer (fome de leão), dormir (enquanto ela dormia), tomar e dar banho, ufa! Isso tudo um mês inteirinho!Fazendo uma continha simples foram mais de 240 mamadas! Parece pouco? Só que ela mamava cerca de 1h por mamada....haja peito..... Nem vou fazer a matemática das fraldas....Devia ter uma modalidade esportiva para "troca de fraldas" por que eu seria uma candidata a medalha, e de ouro tá? No meio desse turbilhão todo vem a prova de fogo que é a segunda consulta ao pediatra (a primeira já ocorre nos primeiros dias de vida) onde é verificada a sua atuação como mãe. Será que meu bebêestá engordando? Está saudável? Crescendo bem? Etc, muitos etc....

Resultado, a Valentina tinha engordado 1,200Kg e crescido 6cm, acima da média em peso e altura! Pronto, agora posso comemorar o primeiro mês com louvor!

Mas a comemoração não é só essa. Comemora-se também a sua estabilidade, a sua confiança em ser mãe, ser mulher. A vida se equilibra novamente, e você volta a se cuidar, por que começa a "entrar" (e sair) das antigas roupas, você volta a se sentir linda! Ao final do primeiro mês minha princesa já dormia a noite inteira (em média 8h por noite), meu sono já era completo, quero mais o que?????

Ah, também foi no final deste árduo mês que ganhei o presente mais maravilhoso que alguém poderia receber, o primeiro sorriso da minha Valentina! E não era espasmo ok? Foi sorriso mesmo, daqueles que você olha dentro dos olhos, sente...de verdade! Pra mim, foi o prêmio por eu ter passado a primeira fase da vida dela, o primeiro mês.

6 comentários:

  1. Que lindo, Fran!
    Muito motivo pra comemorar messsssmo!
    Estarei sempre por aqui, acompanhando vcs!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Olá Dulcinha!
    Você e o Caio me deram inspiração!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fran, muito legal poder acompanhar suas experiências nessa nova profissão.
    É como você escreveu no outro post: "aproveita que passa..." hehehe
    Cada dia uma novidade.
    Beijão pra vocês!

    ResponderExcluir
  4. Oi Melissa!!!
    É tão boa essa nova profissão que resolvi compartilhar! Também por que terei a oportunidade de trocar figurinhas né?
    Beijinhos pra vocês também.

    ResponderExcluir
  5. Lindos depoimentos Fran... Eu e o Fábio estamos aqui acompanhando. Beijos muitos beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Olá casal!
    Acompanhem sim, quem sabe vocês não se animam heim????
    A Valentina está querendo muito um amiguinho(a)!
    rsrsrsrsrsr
    Saudade de vocês :-)

    ResponderExcluir