quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Acompanhando a Gestação


Muitas mudanças ocorrem no corpo e na mente das mulheres grávidas, e várias vezes é por meio destas modificações que vem a dúvida "será que estou grávida"? No final do ano passado decidimos passar o restinho de 2010 em Natal (na casa de Vitor, Patrícia, Luiza e João) e a virada de ano em Aracajú (com Pedro, Bianca, Aninha e Gabriela) o que foi muito bom! Mas nessa época eu já estava me sentindo bem estranha...  Em Natal, quando chegavamos em casa no final de tarde, eu caía num sono profundo e só acordava no dia seguinte. Dormia em média 12 horas!


 Mas como lá pra cima é tudo muito quente, achava que minha sonolência era motivada pelo calor. Já em Aracajú não conseguia dormir, de tanto que meus seios doíam. Em determinados momentos me bateu uma tristeza sem tamanho, eu só queria ficar chorando pelos cantos, nem eu me entendia. Sem contar que na volta para Floripa nosso vôo foi cancelado em Brasília e tivemos que ficar uma noite por lá mesmo, após uma grande confusão no aeroporto. Caos total. A essas alturas eu já estava com praticamente um mês de gestação. De volta a terrinha, fiz o tal exame de sangue e, bingo! Aquilo tudo que estava passando era causado pela gravidez. Foi engraçado por que passava tudo pela cabeça menos a possibilidade de uma gestação. E olha que meu marido "brincava" comigo e com os outros: "ela está grávida!" Parecia um mantra...

Passados os medos e reflexões (no momento da descoberta da gravidez passa um filme na sua cabeça, uma loucura mesmo) era hora de saber o que estava acontecendo com meu corpo e o que viria a acontecer com ele. Muitas perguntas precisavam de respostas, como: quando virá os enjoos? Qual fase tenho que fazer o exame de glicose? Quando podemos saber o sexo? Quantos ultrasons devo fazer? E por ai vai....

Como adoro uma internet fui pesquisar em sites, blogs e afins, voltados para o mundo das gestantes com o intuito de procurar respostas para zilhões de perguntas. Encontrei vários deles, como vocês podem imaginar, e acabei me inscrevendo em dois que toda a semana me mandavam newsletters relacionados ao meu momento na gestação. Muito bacana, pois você consegue entender o que está acontecendo com você e seu bebê semana a semana e ainda recebe dicas, consegue esclarecer dúvidas com pediatras, obstetras, pode participar de comunidades e saber o que outras gestantes estão passando, enfim, é muito completo! Eu continuo participando e recebendo boletins semanais do bebê.com.br e do babycenter. Ambos acompanham você da gestação até os cinco anos de seu bebê. Muito legal!  
Pra quem não curte ficar na frente do computador lendo essas coisas ou não tem acesso direto à internet existem ótimas opções de acompanhamento também. A Mari (minha massoterapeuta) me emprestou um livro muito bacana que se chamava "A Agenda da Gravidez". Esta agenda acompanha a gestação a cada dia! E é incrivel o tanto de modificações que ocorrem principalmente com o bebê de um dia para o outro. Lá tem espaço para você fazer anotações de como está sendo a gestação, medir sua cintura, sua barriga, entre outras coisas muito legais. É uma opção bem bacana para presentear amigas grávidas!

Além das leituras, é importante a parte prática da coisa não é mesmo? Principalmente se você é como eu que não tinha nenhuma convivência com bebês, ou seja, só tinha meras noções de como era trocar uma fralda, dar um banho, cuidar do umbigo. Para isso, fomos convidados a participar de um curso para pais grávidos desenvolvido pela Shanon Enxovais. Para quem não conhece, a Shanon é uma loja que atua no ramo de enxovais de bebê e na linha de lingerie feminina e masculina voltada a puericultura, e desenvolve o curso a mais de 19 anos em Florianópolis.

O curso foi ministrado no Centro de Estudos da Maternidade Carmela Dutra com assuntos distribuídos em oito encontros de 4 horas cada. Os temas abordados foram desde a concepção ao nascimento do bebê, a importância do aleitamento e dicas sobre o assunto, como escolher a maternidade, os cuidados com o recém nascido, entre outros. Lá tivemos contato com vários profissionais como médicos ginecologistas e obstetras, enfermeiras, nutricionistas, e foi uma ótima oportunidade para escolhermos o pediatra de nossa pequena, o Gean Carlo Rocha, um ótimo profissional. Esse evento ocorre umas três vezes por ano e para maiores informações tratar diretamente em qualquer loja da Shanon na capital. Vale a pena conferir pois nessas horas toda a informação e aprendizado é muito bem vinda pode ter certeza. E é claro tendo conciência que nada substitui um pré natal bem feito.

Um comentário:

  1. Bom dia

    Uma passagem das Escrituras, sem motivo especifico para ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso Ser.

    SALMO 40
    1 ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
    2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
    3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
    4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
    5 Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.
    6 Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
    7 Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
    8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
    9 Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes.
    10 Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
    11 Não retires de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
    12 Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
    13 Digna-te, SENHOR, livrar-me: SENHOR, apressa-te em meu auxílio.
    14 Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
    15 Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
    16 Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o SENHOR.
    17 Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama,
    Ele é o Caminho; e a Verdade e a Vida.

    ResponderExcluir